Efeito Sanfona - O que é Efeito Sanfona | Emagrecer Rapido

Efeito Sanfona - O que é Efeito Sanfona | Emagrecer Rapido

O que é efeito sanfona? O efeito sanfona é o ato de emagrecer e engordar com uma certa frequência, por repetidas vezes.

Normalmente, as vítimas do efeito sanfona são pessoas que passaram por um regime rígido para emagrecer rapido, formas de emagrecimento, como por exemplo uma dieta rigorosa ou tratamento com remédios para emagrecer, mas não mudaram seus hábitos alimentares após o término do processo de emagrecimento rapido. Desta forma, a pessoa ganha rapidamente o peso que conseguiu perder.

Porque o Efeito Sanfona Acontece

Um motivo pelo qual o Efeito Sanfona acontece é explicado por especialistas que acreditam que o organismo possui uma memória metabólica, onde existe a tendência de sempre voltar ao estado anterior, após algumas mudanças.

Outro motivo para o Efeito Sanfona é: durante o processo de emagrecimento, há uma redução dos níveis de leptina (hormônio produzido no têcido adiposo) que alerta o cérebro sobre a saciedade (sensação de estar saciado), e ao mesmo tempo há um aumento de grelina (produzida no estômago) que informa ao cérebro sobre a fome.

A consequência destas alterações hormônais é que o organismo do ser humano entende que a pessoa está ingerindo menos alimento do que o necessário, e consequentente, mediante esta situação de escassez de alimentos o organismo dispara alguns mecanismos de auto-preservação:

- o metabolismo é desacelerado (inimigo do emagrecimento);

- o corpo elimina menos gordura, pois entra em um alerta que é necessário armazenar energia, poupar gordura;

Resumindo, o cérebro percebe a perda de peso rapido como uma ameaça à integridade do organismo, e tomará medidas para contra-atacar, onde logo após a pessoa emagrecer rapido o seu próprio organismo está trabalhando para ganhar o peso perdido de volta, e é assim que acontece o efeito sanfona.

Efeito Sanfona Causa Problemas à Saúde?

Um aspecto negativo do Efeito Sanfona está ligado ao pscicológico da pessoa que é vítima deste efeito.

A situação de conseguir emagrecer rapido (muitas vezes com grande esforço) e logo em seguida engordar novamente é frustrante. Cada pessoa pode reagir de uma forma diferente a essa situação, algumas pessoas podem ficar infelizes por um tempo mas não desanimarem do seu objetivo de emagrecer, mas em outros casos pode ser pior pois a pessoa pode chegar até a entrar em depressão.

Outro lado ruim do Efeito Sanfona é que o mesmo causa flacidez na pele, o que pode ser irreversível naturalmente, podendo ser corrigido somente por cirurgias.

As Estrias na pele são um outro problema que pode ser causado pelo Efeito Sanfona.

Existem estudos científicos que relacionam o Efeito Sanfona a riscos para a saúde, como:

- o sistema imunológico pode ficar prejudicado;

- risco de doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias.

Não deixe de ler este artigo muito completo: como emagrecer rapido.

Evitando o Efeito Sanfona

A Paula C. compartilhou com Emagrecer Unidos um conteúdo excelente com 10 dicas muito valiosas: Como Evitar o Efeito Sanfona

Não deixe de ler o artigo pois é bem objetivo e irá lhe permitir obter um conhecimento totalmente necessário se você já iniciou ou pretende iniciar o seu processo de emagrecimento.

Perder peso muito rápido faz mal? Será que é mito? Mande perguntas

Copyright © E-EMAGRECER.COM